Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2008

Portuguesmente falando...

Bom dia.





Decidi escrever este post para falar um pouco sobre a forma como se escreve hoje em dia.




Como sabemos, estamos numa sociedade rodeada de novas tecnologias: Telemóvel, Internet, MSN, entre outras.




Referi-me a estas três pelo simples facto de serem as mais utilizadas pelos jovens.


E é disto que venho falar.







Não suporto (e estou a ser o mais sincero e directo possível) ver pessoal a escrever com os ditos "k" em vez de usar a letra "c", principalmente quando se trata de palavras em que se acaba por não abreviar, por exemplo, "kão" / "cão".


Até certo ponto, compreendo se for o caso de um telemóvel, em que teríamos que carregar na tecla 2 por três vezes para o "c" e mais umas quantas para fazer o "ã", portanto, alguns optam por fazer o "kão" pelo simples facto de se poupar em "cliques" no teclado. Outros, fazem por teimosia, se assim se pode chamar.

Se não vão "abreviar" a palavra em questão, então escrevam-na normalmente.


Mas por exemplo, num computador, em que temos um teclado, com uma média de 105 teclas, 27 das quais com caracteres, aí não compreendo o porquê de se dar este tipo de "calinadas". Temos todos os caracteres necessários, o exemplo do "cão" seria escusado neste caso.


Este foi apenas um "reparo", porque isto até não é nada de especial. Qualquer pessoa hoje em dia faz abreviaturas por telemóvel, até eu.


O pior vem agora!


Quando se vêem pessoas a escrever sem saber, na sua língua materna, é grave, muito grave!


Ainda há muito boa gente que não sabe distinguir as seguintes expressões:

Há - 3ª p. do sing. do pres.do indic. do verbo haver.


Utilizada por exemplo:

"Eu já não te via há muito tempo."


Ah - que é uma interjeição.


Por exemplo:

"Ah! Já sei!"


À - contr. da prep. a com o art. def. a;

contr. da prep. a com o pron. dem. a.


E que é utilizada em situações como:

"Eu vou à escola."


Já vi pessoas a confundir estas três, como: "Eu vou há escola." ou "Eu vou ah escola.", quando o correcto seria como a primeira expressão que referi acima e que está a sublinhado.



Outro pormenor que me irrita profundamente, é ver quem escreva palavras com "ç", quando na verdade se escrevem com um simples "c". Por exemplo: "Gostei muio de te conheçer". Isto não existe!

O correcto seria: "Gostei muito de te conhecer."

Assim, sim.


Tenho pena, muita pena que hoje em dia ainda haja muita pessoa que não sabe escrever na sua língua materna.

Não estou a querer dizer que sei todas as palavras existentes no vocabulário Português, mas que, há regras básicas que muita gente ter a noção.



E fico por aqui.


PS:

Vamos a ver quem irá comentar este post.

Ninguém?!

Muito Provavelmente.
tags:

publicado por paranoiasnfm às 13:02
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Lurdes Rocha a 10 de Janeiro de 2008 às 10:36
Eu, eu, eu!!!!

Onde é que aprendeste toda esta gramática?! Muito bem. Concordo, mas acho que o essencial é distinguir a escrita em mensagem da escrita dita normal. Afinal, sempre houve sistemas abreviados de mensagem. O pior é quando se confundem as coisas; pior ainda é qunado as pessoas em usam telemóveis e escrevem como só Deus sabe...

Bjs
Titia Chata


De Amarino a 10 de Janeiro de 2008 às 22:51
Ele aprendeu a gramática comigo?

PS - visita esta merdinha http://www.dstrikers.dotsi.pt/experiencia


De Só Maria a 28 de Janeiro de 2008 às 22:58
pois o pior é que andam mesmo a confundir as coisas. o aproveitamento global dos alunos na disciplina de Português nunca foi famosa, mas em lugar de melhorar, verificamos que piora, precisamente porque esta forma de utilizar a escrita se tornou tão "normal". tornou-se mesmo moda obrigatória entre os mais jovens, e ainda outro dia falava com um dos meus sobrinhos sobre isso mesmo, quando ele se queixava de que se não utilizasse determinada forma de escrever e determinadas expressões era no mínimo insultado pelos colegas/amigos de escola...
pior ainda é que é difícil dizer a um miúdo de 12 anos que deve continuar a escrever correctamente ainda que o insultem, porque ele estaá correcto, e ele acreditar que vale a pena...


De Cátia a 29 de Janeiro de 2008 às 11:00
Ola. Passei por aqui e não consegui deixar de comentar. Há muito boa gente que não sabe escrever nem tão pouco falar. Mas há coisas que me assustam, e neste mundo da blogosfera tenho visto algumas coisas bem graves. Deixo-lhe aqui alguns exemplos, de uma rapariga de 14 anos (está já no 9º ano!!)

AU = ao; SECIBILIZAR-SE-IA = sensibilizar-se-ia; ISSU = isso

E, para além dos "k" a substituir os "c", existem os "x" a substituir os "s", e isso sim, está a tornar-se cada vez mais usual e a ficar como "caracteristica" da escrita de muitos...

Desculpe o comentario longo.


De ana a 1 de Fevereiro de 2008 às 19:34
Bravo
Não sou a única...


De carina a 3 de Fevereiro de 2008 às 21:31
Eu fico arrepiada com certas calinadas na língua mãe, salvo seja lol! Vim de Humanidades, sou uma devoradora de livros e aprecio que se escreva bem e se fale bem acima de tudo! Choca-me tanto ver miúdos de 13 anos que trocam letras e palavras sem sequer perceberem que ao fazê-lo assassinam tudo, e o pior é que me dá uma tremenda sensação de que na escola pouco se preocupam com isso.. é por estas e por outras que eu muitas vezes digo que o Camões, o Pessoa e o Garrett (e mais uns quantos) dão voltas e voltas na tumba quando alguém dá mais um tirinho no Português!


De João a 6 de Fevereiro de 2008 às 17:19
Gostei de ver alguém a falar sobre este assunto. É um assunto q me preocupa seriamente pois tenho visto o como as novas gerações escrevem cada vez menos e pior (a malta mais nova e alguma menos nova sofre sempre comigo quando eu faço observações ao emprego do português nas novas tecnologias). É sem dúvida algo q eu gostava de ver as escolas a corrigir nos alunos mas temo que, como alguém escreveu acima, não haja uma preocupação nesse sentido...

Acabo com uma frase que apanhei um dia destes no blog do Nuno Markl em q ele foi buscar comentários à sua pessoa num blog de um cantor achei excelente para exemplificar como estão as coisas! (junto tb um comentário dele):

"Diz Liliana Silva:
konkordo kom a karla du barreiru e alem dixo a tonha da antena3 n cunhexe a palavra scraps lololol, e mesmo ursa, prexixa dum dicionario, fika bem elvio e kontinua com a tua carreira brilhante, bjx

(Apenas um reparo, Liliana: não deveria ser "dixionario"? Veja lá isso. Perdão: ixo.)"


De jocaferro a 12 de Fevereiro de 2008 às 19:02
Muito bem, sobrinho.
Assunto pertinente mas, como dizia a titia, a simbolização sempre foi uma das preocupações da sociedade moderna.
De facto, o que acontece é que alguns inventam de mais e no fim ninguém percebe nada do que escrevem.
Já vista a rapidez dos "escribas" dos Tribunais. Essa arte chama-se estenografia/taquigrafia.

Por outro lado, mau "português" é coisa que não falta. Alguns exemplos:
- Ç ao invés ss, e vice-versa;
- Benvindos (como se pode ler numa pintura na Escola da Mãe de Deus) ;-)
- pronome pessoal nos verbos pronominais reflexos por uma outra forma verbal do tipo - chamas-te ao invés de chamaste;
- o mais que (re)conhecido infinitivo flexionado - eles andem aí, eles estiverem lá ou ainda que eles va(i)em (esta, sinceramente, nem sei como é que se escreve)

Muitos outros exemplos "andem" por aí...

Já sabes que eu sou teimoso. A tua tia e o teu primo discordaram comigo no uso de câmera vesus câmara a propósito daquela rubrica do telejornal - Bom Português (ou algo assim parecido). Bem, a forma câmera não está, de forma alguma, errada. Trata-se de uma dissimilação, embora antiga, da palavra inglesa camera logo correcta mas apenas quando aplicada em relação a câmera fotográfica ou câmera de filmar (era precisamente este o uso na pergunta efectuada). Podemos considerar que ao existir câmara, do latim camara, não faz sentido empregar câmera sem contudo deixar de estar correcto.

@braço.

PS: Como podes ver tens muita gente a comentar. :-))


De jocaferro a 12 de Fevereiro de 2008 às 19:09
Esquecimento:
- Benvindos versus Bem-Vindos. Bem vindo também é errado.

@braço.
Nota: @ porque é virtual... :-)


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 2 seguidores

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Olá again

. In love! (post de 4 Nov.)

. És mesmo idiota! (post de...

. Problema - Bebida (post d...

. Piquenique - truque (post...

. Elefante mata motorista d...

. Adeus Verão (post de 21 d...

. Virgindade por 1.000.000 ...

. Pausa..

. Criança com 14 anos - Vou...

.arquivos

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub