Terça-feira, 4 de Março de 2008

Estamos viciados!

Uma investigadora britânica desenvolveu um estudo relacionado com as consequências que a dependência de alguns dispositivos cria nos utilizadores. Nada Kakabadse alerta para o facto de aparelhos como os smartphones estarem a «controlar» cada vez mais os utilizadores


Tal como outros vícios, a especialista da Universidade de Northamptom revelou à BBC que em alguns casos este vício acaba mesmo por interferir com a vida profissional das pessoas afectadas.

Num grupo de 360 pessoas avaliadas a investigadora encontrou pessoas que admitiram acordar várias vezes durante a noite para ver se tinham recebido algum e-mail ou SMS.

Reconhecendo que o ser humano se pode tornar viciado em diversas coisas, Nada Kakabadse defende que como «a tecnologia se tornou muito mais interessante nos últimos 10 anos com a Internet», este tipo de situações é cada vez mais comum.

«É [por ser] mais simples e muito mais portátil que é mais acessível», defende, realçando que é surpreendente o número de pessoas que dormem com o PDA à cabeceira da cama.

Além das consequências a nível social, a investigadora alerta para o surgimento de problemas nas relações familiares devido a um consequente afastamento.

A nível profissional Nada Kakabadse refere que numa fase inicial de dependência os viciados em tecnologia são bastante produtivos, mas com o passar do tempo acabam por sofrer consequências mais sérias, como ansiedade «quando não se encontram perto dos seus gadgets».

O que mais preocupa a investigadora é o facto de ser difícil detectar quando alguém fica viciado, «e quando se detecta geralmente é muito tarde».

Uma das soluções passa por não só colocar avisos nos próprios gadgets, mas também pedir às empresas para formarem os seus funcionários em como utilizar este tipo de aparelhos.


Sim, estamos viciados, a verdade é esta.

Não somos capazes de sair de casa sem levar o telemóvel e, no caso de o fazermos, ao voltarmos para casa, a primeira coisa que vamos fazer é verificar se temos ou não mensagens/chamadas recebidas.

Eu próprio, a meio da noite, quantas vezes acordei e peguei no telemóvel para ver se tinha alguma mensagem? Quantas vezes acordei a meio da noite com o barulho causado pela vibração do telemóvel?  É um vício...

Por acaso, esta noite, deixei o telemóvel ligado (ultimamente tenho desligado o telemóvel durante a noite), acordei durante a noite uma vez... mas fiquei a pensar: "Não vou pegar em telemóvel nenhum. Nem vou ver as horas!"

E assim foi, não peguei no telemóvel (porque não sabia as horas).. e porque, se há coisa mais frustrante, é acordar a meio da noite, apetecer-nos dormir mais umas 2 a 3 horas e, ao olharmos para o relógio, faltarem apenas poucos minutos para o despertador tocar.
Daí que, de há algum tempo para cá, sempre que acordo durante a noite, evito ao máximo olhar para as horas, telemóvel, etc. :P

Fonte:

PCGuia

publicado por paranoiasnfm às 11:21
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De carina a 4 de Março de 2008 às 17:16
sabes? eu toda a vida fui viciada em esparguete..pá não sei se isso tem a ver mas que sou mesmo viciada sou LOOL


De carina a 5 de Março de 2008 às 15:19
ah e tb sou viciada em chocolate, mas esse ainda consigo controlar! agora o esparguete? não me peças para explicar lool chego a sentir necessidade se fico algum tempo sem lhe tocar looool enfim..cada um com a sua bizarria! *


De A Mona Lisa tinha gases a 5 de Março de 2008 às 19:38
Desligar o telemóvel durante a noite? É uma ideia! Vou tentar...


De Zar a 14 de Março de 2008 às 21:08
ola ^^(vim aaqui dar um salto espero que não te importes ^^)

Epah; eu admito que sou VICIADONA. Mas viciada em tudo o que esteja relacionado com Computadores; admito que também sou viciada em esparguete, viciada na preguiça, viciada em...
É melhor ficar por aqui...qeu já sao muitos vicios


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Olá again

. In love! (post de 4 Nov.)

. És mesmo idiota! (post de...

. Problema - Bebida (post d...

. Piquenique - truque (post...

. Elefante mata motorista d...

. Adeus Verão (post de 21 d...

. Virgindade por 1.000.000 ...

. Pausa..

. Criança com 14 anos - Vou...

.arquivos

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds