Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

O que comer?! O que beber?! O que fazer?!

Nos dias que correm, já sabemos que há muita coisa que é prejudicial à saúde (se exageradas), outras que, são benéficas (consumidas de forma moderada)... e outras, que são boas e más ao mesmo tempo.

Agora pergunto a quem estiver a ler este post: (e peço que vá à zona para deixar comentário e responda primeiro à questão... em seguida, leiam então o resto do post.) ;)

...
...

Não se esqueçam de responder primeiro E a pergunta é: A cafeína é benéfica ou prejudicial?!

...
...

Respondam aquilo que acham e tentem não ser influenciados pelo que vem a seguir.

No Diário Digital:

Estudo: Cafeína protege cérebro contra doenças neurológicas

A cafeína reforça a barreira sanguínea do cérebro, pelo que pode protegê-lo contra problemas neurológicos, causados por dietas ricas em colesterol, e prevenir doenças como Alzheimer, de acordo com um estudo da Universidade de Dakota do Norte, nos EUA.

Após 12 semanas, os investigadores identificaram que a barreira sanguínea dos que ingeriram cafeína estava menos danificada pelo colesterol que a do segundo grupo, pelo que concluíram que «o ingrediente parece bloquear os efeitos prejudiciais do colesterol, o que pode ter um papel importante no tratamento de problemas neurológicos».

«Esta é a melhor prova de que uma quantidade de cafeína equivalente a um café por dia pode proteger o cérebro contra o colesterol», afirmou a coordenadora de pesquisa da Alzheimer Disease Society, Susanne Sorensen, embora tenha defendido que são necessárias mais pesquisas para avaliar os benefícios da substância nos seres humanos.

E claro está... a última frase diz tudo:

"(...) embora tenha defendido que são necessárias mais pesquisas para avaliar os benefícios da substância nos seres humanos.
"

Por isso digo... O que é que posso comer? O que é que posso beber? O que é que posso fazer?
Não.. mais vale mesmo é estar relaxado e fazer tudo normalmente.. e com moderação, para não me chatear. :)

Já o chocolate negro.. também é bom.. e mau:

Engorda, sim, devido ao açúcar e gordura que contém, mas também dá prazer em comer e alegra, dizem os entendidos. Isto porque contém elementos químicos que estimulam o cérebro e a circulação sanguínea. Comido com conta, peso e medida, também traz benefícios ao nível cardiovascular. As suas propriedades boas e más são reconhecidas.


O problema do chocolate está na gordura e açúcar adicionados. Algo que é relegado para segundo plano pelos apeciadores de chocolate negro, tradicionalmente amargo, pois, supostamente, este não será tão calórico. Mas não é bem assim. Um novo estudo, publicado na prestigiada revista científica “The Lancet” vem alertar para o facto de, apesar da sua cor, a maioria dos chocolates negros não terão os flavonóides que a fama lhes atribui.


Recorde-se que os favonóides são compostos químicos existentes em muitos alimentos (frutos, vinhos, chás, nozes...) e que actuam como antioxidantes naturais.


Diz o artigo que muitos fabricantes de chocolate removem os flavonóides por terem um gosto amargo, o que indicia que este alimento, sobretudo o chocolate negro, poderá ser enganador. «Quando os fabricantes de chocolate fazem doces, os sólidos naturais do cacau podem ser escurecidos e os flavonóides, que são amargos, removidos. Desta forma, mesmo o chocolate de aparência escura poderá não conter flavonóides», alerta o artigo.


Além disso, os consumidores também poderão ser enganados quanto à quantidade de flavonóides que poderá estar no chocolate, uma vez que os fabricantes poucas vezes fazem essa referência nas embalagens. Assim, para obter resultados benéficos para a saúde, refere o artigo que, quem ingerir ingerir chocolate amargo deverá, mesmo assim, reduzir a ingestão de outros alimentos calóricos.


 

Isto no SAPO Mulher.


 

Já no FARMACIA.COM.PT, falam apenas dos benefícios:


- uma dose diária de chocolate negro pode ajudar a diminuir os sintomas de fadiga crónica


- o chocolate negro é rico em polifenóis que têm sido associados a benefícios para a saúde, como a redução da pressão sanguínea


- elevados níveis de polifenóis parecem melhorar os níveis de serotonina no cérebro, que tem sido relacionado com o síndrome de fadiga crónica


- nenhum dos pacientes ganhou peso durante o estudo


 

E aqui, também no FARMACIA.COM.PT, outro artigo, que refere o "Chocolate amigo do coração"


 

Apetitoso, não?


 

 


Chocolate, chocolate.


PS:

Agora podem responder ao restante post… tentem não se influenciar pelos estudos.
sinto-me: com fome
música: No music

publicado por paranoiasnfm às 11:44
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Olá again

. In love! (post de 4 Nov.)

. És mesmo idiota! (post de...

. Problema - Bebida (post d...

. Piquenique - truque (post...

. Elefante mata motorista d...

. Adeus Verão (post de 21 d...

. Virgindade por 1.000.000 ...

. Pausa..

. Criança com 14 anos - Vou...

.arquivos

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds